terça-feira, 4 de setembro de 2007

Saudade Presente.




Hoje acordei me perguntando por que as pessoas que gostamos vão embora?????Por que????


Por que alguém que compartilhamos a vida vai embora? Estive pensando que sempre que agente gosta muito de alguem, agente quer sempre ter a pessoa por perto. Mas a questão é isto independe de nós, ou seja , quando acontece um encontro, mas parece obra do não acaso, forças do Universo. E ao tentar reverter não adianta forçar uma situação. Forçar, por força. Ou seja, demostra anciedade, ilusão de controle.


Outro dia comprei uma banana da terra, dessas de fritar, mas ela estava verde, mas a minha vontade era maior então a levei assim mesmo. Passou uns dias ela estava madura, a fiz no almoço, mas não estava gostosa , perdeu o seu sabor.


Postei na semana passada um texto O Pássaro Encantado do Rubem Alves. É um texto que revela justamente essa forma ilusória de controle ou de posse. E me diga quantos pássaros você já quiz prender???? Conseguiu??? No meu caso sempre foi uma força em vão!!


É com sabedoria que esses versos refletem essas inquietações:


"Eu faço minhas coisas, e você faz as suas.


Eu não estou neste mundo para viver as suas expectativas.


E você não está neste mundo para viver as minhas.


Você é você e eu sou eu.


E se por acaso, nós nos encontramos, será ótimo.


Se não, nada se pode fazer".( Oração da Gestalt- Frederick).


Esse olhar é forte e nos emite os nossos limites. Para refutar apenas temos a expressão CARPE DIEM, que siginifica "Aproveite o dia", ou seja, viva com intensidade e profundidade o seu momento presente. Dizem que tudo tem o seu tempo.


Há uns meses atrás ganhei um bombom de uma amiga, o Serenata de Amor, nele tinha uma mensagem "Tudo o que é bom dura o tempo necessário para ser inesquecével".


Quantas pessoas passam pelas nossas vidas? E quantas nos marcam em um momento, muito mais do que essas estão a muito tempo. Em casos assim não há normas, nem formas, nem padrões, simplesmente são assim.


Chaplin dizia que : "Cada pessoa em nossa vida, passa sizinha, é por que cada pessoa é única e nehuma substitui a outra. Cada pessoa é única e nehuma substitui a outra. Cada pessoa pessoa que passa em nossa vida sozinha, e não nos deixa só, por que deixa um pouco de si e leva um pouquinho de nós. Essa é a mais bela responsabilidade da vida e a prova de que as pessoas não se encontram por acaso."


Por essa forma de olhar que surge a importância de viver, de viver cada momento como se fosse único, estar com a mente no aqui e agora, é um exercício . Nesse mundo de valores virados em que "Tempo é dinheiro", e por aí vai. Trata-se de uma opção.


Esta prática de querer forçar, de querer prender, de apego reflete a importância de olhar para nós, de religar-se e confiar no Universo. Segundo Einstein "O Universo conspira para a nossa felicidade".


Uma cosia é certa, é inesquecível o encontro que acontece naturalmente. É uma perfeição^^. Como diria um amigo meu, vamos deixar tudo FLUIR!!!!!!


* Arte de MarK Chagall.

Nenhum comentário: