domingo, 9 de setembro de 2007

Pesque e Solte!!! Mas o que acontece depois???????


Atualmente temos uma nova modalidade de esporte, a prática de Pesca esportiva. Segundo o site Pescamazon, a dimensão da pesca esportiva é tão grande que movimenta US$ 3,5 milhões anuais.

Conforme o disposto no artigo.2º, 2º de Dec. 221/67, pesca esportiva é a que se pratica com linha de mão ou aparelho permitido pela autoridade competente, desde que não importe em atividade comercial.

A modadelidade de Pesque e Solte ou "Catch and Release" é uma prática que vem crescendo nos Estados Unidos e no Brasil.

Há uma apropriação de um discurso "Ecológicamente correto", ou seja, atividade que proporciona um prejuízo minímo a ictiofauna. Pois supostamente une o prazer da pesca, acrescentada de uma conciência ecológica expressa no ato de soltar o peixe, em pról da manutenção do meio ambiente.

É relevante ressaltar que essa modalidade de pesca foi desenvolvida no hemisfério norte, em zonas temperadas, de temperatura baixa.

Segundo Augusto Catella, " Só uma coisa, o pesque e solte para rios que não tem piranhas, por exemplo. Você solta um peixe, ele foi estressado, tem farpa, agente não sabe ....aí tem o segundo argumento. A gente pode fazer um pesque e solte com um tipo de anzol que não tem farpas, mas ainda assim, é um caso a ser estudado.... Então os peixes morrem de causa natural, eles morrem por pesca, e tem uma quantidade que morre por devolução, é o que acontece atualmente."

Para Mauro Rufino, " Primeiro: qual a taxa de mortalidade desse peixe em função de várias outras causas. Em função de fungos, pelo machucado que fica, a temperatura da água pode ter a consequência no sentido de proliferar uma série de fungos ou bactérias e causar a morte do peixe."

Contudo, após esses relatos podemos ter uma noção do que realmente ocorre com os peixes depois de fisgados e soltos. Leis estão sendo feitas, leis que excluem os pescadores profissionais, leis que estão tirando a vida dos pescadores ribeirinhos. É uma atitude que não é neutra, envolve interesses políticos muito precisos e intensa relação de poder. Por isto a importância do nosso olhar voltado para uma política que realmente seja pública, com a PARTICIPAÇÃO de todos. Por que nesse intervalo em que o peixe é pego e o outro é solto, está em jogo muitas vidas. E um discurso "Ecológicamente Correto" não sustentará tamanho descaso.



(Informações Bibliográficas: relatório do seminário sobre a Legislação Pesqueira do Estado de Mato Grosso. Influências, Práticas Culturais e (I)Legalidades.)
*(Imagem: Mario Friedlander ).